Jogo particular realizado no Parque de Jogos 1º de Maio (INATEL), em que todos os golos foram apontados no decurso da segunda parte. Destaque aos primeiros comentários da época do treinador Marco Paulo (Belenenses).

ESA of the USA é abreviatura para "Eurosoccer Academy of the USA", nome de uma academia norte-americana que proporciona aos seus inscritos programas de treino na Europa incluindo, para além de Portugal, destinos como Espanha ou Roménia, entre outros. Instalados no Estoril, com cujos juniores locais já jogaram entretanto, chegou a vez de defrontarem os do Belenenses.

O jogo teve lugar no Parque de Jogos 1º de Maio (INATEL), 20 de Julho de 2013, pelas 10:00 horas. Numa análise superficial, diríamos que o empate registado ao intervalo já era algo lisonjeiro para os norte-americanos, se bem que estes também desperdiçaram uma boa oportunidade, por má pontaria na hora do cabeceamento. Na segunda parte o Belenenses intensificou o seu domínio e chegou com naturalidade aos 3-0. Gonçalo Fogaça (52 e 69 minutos) e Gonçalo Gregório (aos 89) foram os marcadores.

Ao cabo da primeira semana de trabalho da nova época 2013/2014, falámos com o treinador Marco Paulo (BELENENSES) junto de quem recolhemos os seguintes comentários:
Os atletas têm demonstrado uma grande entrega e vontade de absorver tudo o que temos para lhes transmitir. Este primeiro jogo tinha o interesse de ver de que forma eles conseguiriam aplicar o que fizemos durante a semana de treinos. A resposta foi boa, de modo que ficámos bastante agradados.

Além de treinador, será também Coordenador do Futebol Juvenil do Clube. Perspectiva-se uma época muito trabalhosa, certo?
Sim, mas é um trabalho que me dará muito gozo, tenho a certeza disso. Este é um Clube que merece ter uma formação de alto nível e nós queremos dar continuidade ao que de bom tem sido feito nos anos anteriores e, se possível, melhorar. O objectivo é proporcionar a um número cada vez maior de atletas o acesso à equipa sénior.